Pesquisa Aplicada a Computação
Pesquisa Aplicada a Computação
↪️ Livros: (Clique em cima da figura para baixar o pdf)
↪️ Objetivos da disciplina:
1. Dominar o Método Científico e Redação Acadêmica
Compreender os fundamentos teóricos e práticos do método científico, sendo capaz de planejar, elaborar e redigir projetos de pesquisa, relatórios técnicos e artigos científicos com clareza, coerência e rigor acadêmico.
2. Atuar em PD&I e Colaborar em Projetos Interdisciplinares
Participar ativamente de iniciativas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), colaborando no desenvolvimento de projetos interdisciplinares, com potencial de impacto social, tecnológico e científico.
↪️ Lattes:
O Lattes é uma plataforma online, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sobre a trajetória acadêmica de estudantes e pesquisadores no Brasil. O Currículo Lattes permite que pesquisadores e estudantes cadastrem e atualizem informações sobre sua formação, produção científica, experiência profissional. Se vc tiver algum problema, consulte a ajuda da plataforma lattes: atendimento@cnpq.br
Vídeo sobre o Currículo Lattes no You Tube - (LINK)
Obs: Pesquise sobre o orcID
↪️ Links importantes:
1. SBC - Sociedade Brasileira de Computação (LINK)
A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é uma organização sem fins lucrativos que reúne estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e entusiastas da área de computação no Brasil. Fundada em 1978, a SBC tem como objetivo fomentar o desenvolvimento da computação no país, promovendo a pesquisa, o ensino e a inclusão digital.
2. ACM - Association for Computing Machinery (LINK)
A ACM (Association for Computing Machinery) é uma sociedade internacional sem fins lucrativos dedicada ao avanço da ciência da computação. É a maior sociedade de computação científica e educacional do mundo, reunindo educadores, pesquisadores e profissionais para promover o diálogo, compartilhar recursos e enfrentar os desafios da área.
3. JEMS
O Sistema de Gestão de Periódicos e Eventos (JEMS) é dedicado ao gerenciamento dos processos de submissão, revisão e notificação de conferências acadêmicas. (LINK)
4. Base de TCC DCX (LINK)
Na Base de TCC é possível consultar os trabalhos anteriores por área e orientador dos curso de LCC e SI do DCX.
5. Busca das Conferências, Congressos e Simpósios da SBC (LINK)
Lista de eventos da SBC.
6. Busca da BIBLIOTECA DIGITAL da SBC (LINK)
Quer fazer uma busca por trabalhos científicos da SBC?
7. Template do artigo da SBC
Arquivo em DOC - (LINK)
Arquivo ZIP - (LINK)
↪️ EXERCÍCIO 01:
Capítulo 1 (Wazlawick, Raul Sidnei. Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação. Rio de Janeiro : Elsevier, 2009.)
Vídeo Catapulta You Tube - (LINK)
Era uma vez um aluno de mestrado que queria fazer uma monografia. Ele pensou um pouco sobre o assunto, olhou ao redor e resolveu que havia um problema relevante em sua cidade que ele poderia resolver durante seu mestrado.
O problema era o seguinte: havia um rio cortando a cidade ao meio e não havia forma segura de atravessá-lo.
Disposto a resolver o problema, o aluno conseguiu convencer seu orientador de que teriam material para uma monografia, e começou a trabalhar. Primeiramente, estudou tudo o que podia sobre rios. À medida que estudava, foi escrevendo um capítulo de revisão bibliográfica.
Escreveu sobre água, citou a criação dos oceanos de acordo com o Gênesis, escreveu sobre a molécula de água e seus componentes, o hidrogênio e o oxigênio, sobre as diferentes maneiras como os desembocam no oceano (incluindo um estudo detalhado sobre os mais importantes deltas do mundo e sua história) e finalmente concluiu comum pequeno tratado sobre a maneira como a gravidade atrai as moléculas de água para centro da terra, produzindo assim a correnteza dos rios.
Encerrada essa parte da pesquisa, o aluno deparou-se com o problema, que era a inexistência de um meio para cruzar o rio. Pensando pouco sobre o assunto, ele se lembrou de um instrumento sobre o qual já tinha ouvido falar que servia para levar objetos de um ponto A para um ponto B.
Esse instrumento era a catapulta.
Escolhida a ferramenta de trabalho, o aluno passou a planejar os experimentos. Inicialmente transportou 100 indivíduos de um lado ao outro rio usando catapulta. Desses indivíduos, 95 não sobreviveram ao experimento. O aluno concluiu que a eficácia do instrumento era, portanto, de apenas 5%, e que haveria grandes possibilidades de melhoria. Portanto, o tema era promissor.
Como segundo experimento, o aluno entregou um paraquedas a cada uma de suas cobaias, e fez o teste com mais 100 indivíduos. Observou então seguinte: cerca de 20% dos indivíduos se assustavam durante a travessia abriam paraquedas antes da hora, caindo dentro do rio e sendo arrastados pela correnteza; cerca de 30% dos indivíduos que se assustavam durante a travessia esqueceram-se de abrir o paraquedas, sofrendo as consequências da queda na outra margem. Habilmente, o aluno concluiu que houve uma melhora no experimento, pois o índice de sucesso passou de 5% para aproximadamente 50%, o que é uma melhora substancial.
Não satisfeito, o aluno resolveu testar outra abordagem para melhorar o sistema. Eliminou o uso do paraquedas, que causava pelo menos 20%de perda sobre o rio, e instalou um colchão de ar na margem oposta. Realizou um novo teste com mais indivíduos e verificou que 95% das vezes os indivíduos sobreviveram à travessia, sendo que apenas 5% dos casos aterrissaram fora do colchão de ar.
Nesse momento, já satisfeito com os resultados, o aluno encerrou os experimentos (até porque estava ficando difícil encontrar voluntários). Como Trabalho futuro ele já havia pensado em propor um algoritmo de cálculo da velocidade da catapulta baseado no peso do passageiro e no seu índice de pânico, com vistas a diminuir ainda mais a taxa de erro observada. Ele não ia programar esse algoritmo porque não teria tempo. Então, deixou isso como trabalho futuro para outro fazer. Escreveu, portanto, o capítulo do desenvolvimento e entregou texto para o orientador, sendo que só faltava escrever as conclusões e o resumo. O aluno foi reprovado.
Por incrível que pareça, exageros à parte, a história contada corresponde à história de muitas dissertações de mestrado em Ciência da Computação. Ao longo deste livro se tentará mostrar por que o aluno foi reprovado. Apesar de seu trabalho ter ares de ciência, ele pecou em vários aspectos que concernem ao seu comportamento e à metodologia científica.
a) Desde o momento da definição do tema até a conclusão dos experimentos, ele não voltou a entrar em contato com seu orientador, que poderia tê-lo redirecionado.
– Não comparou com trabalhos correlatos. Ele escolheu uma ferramenta a priori e começou a trabalhar com elas em uma justificativa adequada para ter eliminado outras ferramentas candidatas. De Seus resultados consistem na comparação do seu próprio trabalho, ou seja, não há comparação com trabalhos correlatos de outros autores.
– Escolheu como problema alvo algo que ele observou em sua cidade
» Problemas locais nem sempre são problemas para todo mundo
» Soluções locais nem sempre podem ser generalizadas
b) Não realizou uma revisão bibliográfica adequada, pois estudou muita coisa sobre rios, mas não sobre as formas que já existiam para cruzá-los, como, por exemplo, pontes, barcos, teleféricos etc. Por ter feito uma revisão bibliográfica inadequada, ele concluiu, erroneamente, que era a primeira pessoa no mundo a tentar resolver esse tipo de problema.
– Escolheu uma ferramenta e começou a trabalhar com ela sem uma justificativa adequada
– Não comparou com trabalhos correlatos
– Escolheu como problema alvo algo que ele observou em sua cidade
» Problemas locais nem sempre são problemas para todo mundo
» Soluções locais nem sempre podem ser generalizadas